O Presidente dos ASD, Hélder Sousa Silva, felicita o colega Ricardo Rio pela eleição por unanimidade para Presidente do Global Parliament of Mayors.

O anúncio foi feito hoje. Eleito por unanimidade no seio do Comité Executivo do Global Parliament of Mayors (GPM) Ricardo Rio assumirá funções no dia 1 de agosto, em substituição de Peter Kurs, Presidente de Câmara de Mannheim (Alemanha).
O GPM é um órgão que funciona como um Parlamento e dele fazem parte mais de 60 Presidentes de Câmara da Europa, Ásia, África e América e tem parcerias com diversas organizações internacionais e tem por missão facilitar debates entre autarcas de todo o mundo, Governos e organizações internacionais no sentido de se lidar com desafios globais e nacionais, assim como mudança de políticas, à escala global.
A visão de Benjamim Barber de um mundo governado por autarcas onde as suas cidades fossem parceiras numa governança global por um mundo mais sustentável não ficou por isso mesmo e concretizou-se nesta união de autarcas, o “Global Parliament of Mayors”.
Ricardo Rio, numa nota da Câmara Municipal de Braga, órgão que preside desde 2013, referiu assumir a Presidência do GPM com muito orgulho e recordou que “desde o início em 2016, o GPM desenvolveu uma história de unir autarcas de todo o mundo para enfrentar questões globais do Sec. XXI, gerando impacto global e local promovendo o papel das cidades em organizações internacionais, como as nações Unidas e o G7 e trabalhando em questões fundamentais, como a democracia, a partilha de talento ou as alterações climáticas. Ainda recentemente promovemos a Declaração Global de Autarcas pela Democracia, assinada por mais de 250 presidentes de Câmara de todo o mundo. O GPM continuará a servir como um espaço para facilitar a colaboração entre governos locais e para promover os interesses das cidades no palco global”
Ricardo Rio é também presidente da Mesa do Congresso dos ASD.