3.º Encontro Nacional de autarcas do psd

Cavaco Silva encerra encontro de autarcas do PSD
Autarcas Social Democratas de todo o país reuniram-se no encontro nacional dedicado ao tema “Autarquias. Que futuro?”, que decorreu em Lisboa. Muito participado, este encontro teve como convidado especial o Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, antigo Presidente da República e Primeiro-Ministro de Portugal, que elogiou o trabalho dos autarcas e fez uma análise da atual situação política do país.
“Aceitei o convite para encerrar este encontro por três razões: primeiro, porque estou seriamente preocupado com as consequências para o país do Governo do Partido Socialista; depois, porque sou um social-democrata; finalmente, porque tenho muito respeito e admiração pelo trabalho realizado pela maioria dos autarcas portugueses”, afirmou Aníbal Cavaco Silva. Aditou que “o Partido Social Democrata (PSD) conta com a força dos seus autarcas e com a sua capacidade de ouvir e falar às pessoas”, divulgando que “o PSD é, inequivocamente, a única e verdadeira alternativa política”.
Na sessão de abertura, o Presidente dos Autarcas Social Democratas (ASD), Hélder Sousa Silva, declarou que “a intensa adesão, registada neste encontro, é sintomática da oportunidade da discussão”, acrescentando que “o compromisso dos autarcas do PSD é, e será sempre, fazer o melhor pelas nossas freguesias e pelos nossos fregueses, pelos nossos municípios e pelos nossos munícipes, mas, acima de tudo, por Portugal e pelos portugueses”.
O Presidente do PSD, Luís Montenegro, registou a oportunidade deste encontro que evidencia que “no PSD estamos coesos, unidos e fortes para o combate. Queremos perspetivar a nossa reflexão política, com o envolvimento de todos, em matérias que têm sido alvo de falhanços da parte do atual Governo”.
A primeira sessão temática foi dedicada ao tema “Coesão Territorial, Descentralização e Lei das Finanças Locais”, reunindo Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e Presidente da Mesa do Conselho Nacional dos ASD, Olga Freire, Presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia e Vice-presidente da ANAFRE, Eulália Teixeira, Presidente da Assembleia Municipal de Castro Daire e Vice-presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), e Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República, sob a coordenação de Manuel Castro Almeida, ex-Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira e ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.
Sobre o tema “Habitação – O papel das autarquias e o PRR”, a segunda sessão temática contou com as participações de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e ex-Comissário Europeu, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto (testemunho por vídeo), Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras e ex-Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, e António Leitão Amaro, Vice-presidente do PSD e Presidente da Assembleia Municipal de Tondela, com coordenação de Vítor Reis, arquiteto e ex-Presidente do IHRU.