Chegou ao fim a jornada de informação e formação promovida pelos Autarcas Social Democratas (ASD), a qual foi prestigiada, na cerimónia de encerramento, com a presença do Presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, que declarou: “só posso estar muito tranquilo com o trabalho dos ASD para municiar os nossos autarcas com conhecimento, de modo a que possamos recuperar a liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)”.

“Da minha experiência de autarca, com 20 anos, eu guardo uma grande escola de vida e de aprendizagem daquelas que são todas as potencialidades que um decisor político tem no serviço aos cidadãos. Não há outro exercício de cargos políticos que permita ter esta forma tão direta de relação com as pessoas e isso é o que de melhor a política tem: compreender o outro, as suas ambições, necessidades e expetativas e poder contribuir para que as pessoas possam ser mais felizes” – afirmou Luís Montenegro.

Nesta cerimónia de encerramento, o Presidente dos ASD, Hélder Sousa Silva, saudou todos os participantes na Academia do Poder Local “pela entusiástica participação, pela vontade de aprender e, acima de tudo, pela coragem e tenacidade com que todos os dias vestem a camisola da social-democracia nas vossas freguesias e vossos concelhos”.

Nesta oportunidade, Hélder Sousa Silva colocou dois temas à reflexão: descentralização de competências e Orçamento de Estado para 2023. Sobre o primeiro tema, fez notar de que foram “ultrapassados os prazos máximos de 22 e 31 de outubro previstos no acordo celebrado com a ANMP, as portarias setoriais da área da Educação continuam por publicar e o acordo no domínio da Ação Social não foi ainda celebrado”. Quanto ao Orçamento de Estado para 2023, “este corresponde apenas ao cumprimento estrito da Lei”, pelo que “temos de exigir o cumprimento de justas reivindicações, que estão omissas”.

Sobre estas questões, Luís Montenegro sustentou que “este Governo tem tratado mal muitas áreas neste país, mas o Poder Local é um dos maiores exemplos desta forma de estar socialista”. Acrescentou que “o acordo que o Governo assinou com os autarcas equivale àquilo que faz com o Orçamento de Estado: papel, objetivos, intenções e execução zero”. Aditou que, “sobre a descentralização, acho que já não há mais margem para dar mais oportunidades a este Governo, que é centralista”.

Nesta oportunidade, e dirigindo-se ao Presidente do PSD, o Presidente dos ASD declarou o “profundo empenho dos autarcas para ganhar Portugal! E fazemo-lo começando desde já a preparar as próximas eleições autárquicas, de modo a que o PSD volte a ser, novamente, o partido com maior implantação à escala local”.

No âmbito da cerimónia de encerramento, procedeu-se à entrega de diplomas de participação aos formandos da Academia do Poder Local. Nesta ocasião, foi também homenageado Álvaro Amaro, como ex-Presidente dos ASD e mentor da iniciativa.