Academia do Poder Local: experiências autárquicas

Emídio Sousa (Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira), Ângela Guerra (Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel) e Alice Gesteiro (Presidente da Junta de Freguesia de Nadadouro, Caldas da Rainha) reuniram-se em mesa redonda, sob a moderação de Álvaro Amaro, para a partilha de experiências autárquicas, no âmbito da Academia do Poder Local. “Depois da interrupção pandémica, esta retoma da Academia, com a qualidade que se verifica e face ao elevado número de inscrições, prova bem que a formação sempre foi a marca de água do PSD”, afirmou Álvaro Amaro.

“O que mais me orgulha fazer é dizer que sou de Pinhel. Acho que é isso mesmo que os nossos territórios precisam: gente da sociedade civil que gosta da terra onde vive e se disponibiliza para intervir e participar ativamente”, declarou Ângela Guerra. Sobre a atividade na Assembleia Municipal, deu exemplos das experiências que desenvolveu para aproximar os órgãos autárquicos das pessoas.

Alice Gesteiro afirmou que “é um orgulho ser Presidente da Freguesia do Nadadouro”, acrescentando que “as pessoas são cada vez mais exigentes e com pedidos diários, mas que, frequentemente, se dirigem a todos nós a dizer que adoram viver aqui”. Explicou que os autarcas de Freguesia “fazem de tudo”, porém reconheceu que “deveriam existir mais apoios, da parte dos partidos e dos Governos, caso contrário teremos dificuldade em encontrar pessoas que se disponibilizem para o trabalho das Juntas”.

Emídio Sousa partilhou a sua experiência na gestão autárquica de Santa Maria da Feira, num território fortemente industrializado e próximo do aeroporto e dos portos de mar, com uma boa rede rodoviária e ferroviária, que são, entre outros, fatores de atratividade dos investidores.