APL 2022 – Autarcas do PSD retomam a Academia do Poder Local

Depois de uma interrupção forçada, devido à pandemia da COVID-19, os Autarcas Social Democratas (ASD), em colaboração com o Partido Social Democrata (PSD), retomam a formação de excelência que tem os autarcas como principais destinatários, uma vez que o atual mandato autárquico decorre até 2025. A Academia do Poder Local 2022 já tem data e local marcados: 18, 19 e 20 de novembro, no Hotel Inatel Foz do Arelho, no concelho das Caldas da Rainha.

A Academia é orientada, fundamentalmente, para os militantes e simpatizantes do PSD que desempenham atualmente funções nas autarquias.

O programa integra, como habitualmente, sessões técnicas em sala de aula e sessões conferência, orientadas por personalidades de reconhecidos créditos nas temáticas respetivas. As sessões conferência serão asseguradas por Álvaro Beleza, Luís Marques Mendes e António Leitão Amaro. Nas sessões em sala de aula, os formadores Pedro Lomba, João Paulo Zbyszewski, Luís Correia, Cal Gonçalves, Hugo Flores da Silva, Noel Gomes, Marco Caldeira, José Frazão, Marco Claudino, Arnaldo Costeira e Vítor Carneiro abordarão assuntos que vão desde o Regime do Exercício e Estatuto Autárquico, à Comunicação e Redes Sociais, passando por Atribuições e Competências, Finanças Locais, Contratos Públicos e Tribunal de Contas, Setor Empresarial Local e Multimunicipal. Haverá ainda espaço para casos práticos e uma mesa redonda onde autarcas de Freguesia e de Município partilharão as suas experiências nos diversos órgãos autárquicos.

Depois de um interregno de três anos, por causa das restrições associadas à pandemia, o Presidente dos ASD, Hélder Sousa Silva, acredita que esta edição “terá muita procura, tanto mais que há muitos novos autarcas em exercício e estes eventos, para além da formação em si, também servem para troca de contactos e experiências, que serão muito úteis no decorrer do mandato”.

Esta ação de formação tem início na sexta-feira, dia 18, ao final do dia, sendo que a sessão de abertura contará com a participação dos Presidentes das Comissões Políticas de Secção das Caldas da Rainha e da Distrital de Leiria, respetivamente Daniel Rebelo e Hugo Oliveira, para além do Secretário-Geral do PSD, Hugo Soares, e do Presidente dos ASD, Hélder Sousa Silva.

A cerimónia de encerramento está agendada para as 12h30 de domingo, com a participação do Presidente dos ASD, Hélder Sousa Silva, e do Presidente do PSD, Luís Montenegro.

As candidaturas podem ser feitas até ao dia 6 de novembro através de https://www.autarcas-psd.pt/apl2022/ ou pelo e-mail geral@autarcas-psd.pt.