“Portugal em chamas”: é tempo de união!

Com cerca de 400 ocorrências ativas em Portugal continental e perto de 6000 efetivos no combate aos incêndios, os Autarcas Social Democratas (ASD) vêm expressar, publicamente, a sua solidariedade: aos cidadãos afetados por este flagelo, enaltecendo o empenho daqueles que, mesmo perante a adversidade, ajudam quem mais precisa; aos agentes de proteção civil, que trabalham arduamente no terreno; e aos autarcas das freguesias e dos municípios, os quais são, muitas vezes, o garante do imprescindível auxílio às populações e a esperança para quem tudo perdeu.

 

Os ASD registam, positivamente, o apoio prestado pela Comissão Europeia, através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, acionado para acudir o nosso país.

 

A seu tempo, os ASD farão um balanço responsável das causas, das opções tomadas e do rescaldo de mais uma tragédia nacional provocada pelo fogo, com a consequente delapidação de um património que é de todos.

 

No entanto, das áreas florestais mais afetadas às zonas urbanas em sobressalto, este é o momento de nos unirmos em torno de um objetivo comum: combater os incêndios! Por isso, da parte de todos os autarcas, espera-se que o foco continue a ser orientado para a mitigação dos efeitos da vaga de calor e dos fogos.

 

Os ASD lançam, ainda, um apelo a todos os portugueses: adotem comportamentos de segurança; apoiem o esforço logístico dos agentes de proteção civil; e confiem nos nossos “Soldados da Paz”!

O Presidente dos ASD,

Hélder Sousa Silva