AUTARCAS SOCIAL DEMOCRATAS REUNIRAM-SE EM CONGRESSO NACIONAL

Hélder Sousa Silva foi reeleito, por unanimidade, Presidente da Comissão Política Nacional dos Autarcas Social Democratas (ASD), no 9.º Congresso Nacional que contou com a presença do Presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, na sessão de encerramento. Na reunião magna desta estrutura, que representa todos os autarcas eleitos pelo PSD, foram aprovadas, por unanimidade, a Moção de Estratégia Global “Mais proximidade, maior sustentabilidade” e ainda três moções temáticas.

 

O evento, que contou com a presença de cerca de quatro centenas de autarcas de todo o país, em cumprimento das regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), decorreu em Barcelos, localidade que foi escolhida a título simbólico, uma vez que, nas últimas eleições autárquicas, o PSD reconquistou a Câmara Municipal.

 

Na sessão de abertura do congresso, cuja mesa foi presidida por Ricardo Rio (Presidente da Câmara Municipal de Braga), a mensagem de boas-vindas foi proferida por Mário Constantino (Presidente da Câmara Municipal de Barcelos), seguindo-se a intervenção do Presidente da Comissão Política Nacional dos ASD e recandidato. Hélder Sousa Silva (Presidente da Câmara Municipal de Mafra), primeiro subscritor da Moção de Estratégia Global que suportou a única candidatura apresentada aos órgãos nacionais para o mandato 2021/2025, explicou que o documento é o resultado de uma reflexão prospetiva, tanto sobre temas tradicionais da gestão autárquica, como sobre os novos desafios decorrentes da Agenda 2030: estatuto do eleito local, descentralização administrativa, autonomia financeira, gestão de fundos comunitários, coesão territorial, capacitação dos autarcas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Quanto às moções temáticas, foram apresentadas e aprovadas “Compromisso dos autarcas para a erradicação da pobreza”, tendo como primeiro subscritor Pedro Pimpão (Presidente da Câmara Municipal de Pombal) e como orador convidado o Presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal, Padre Jardim Moreira, “Cumprir os ODS em 2030 rumo ao carbono zero em 2050”, tendo como primeiro subscritor Benjamim Pereira (Presidente da Câmara Municipal de Esposende) e como orador convidado Jorge Moreira da Silva, Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento na OCDE, e “Mais dados melhores decisões”, tendo como primeiro subscritor Paulo Cavaleiro.

 

Na eleição para os novos órgãos dos ASD, e para além de Hélder Sousa Silva como Presidente da Comissão Política Nacional, Ricardo Rio continua a presidir à Mesa do Congresso, enquanto Mário Constantino preside ao Conselho de Jurisdição e Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) ao Conselho Nacional. Destes órgãos fazem parte autarcas de todo o país, tendo sido reforçada a participação das freguesias.

 

Na sessão de encerramento, presidida pelo Presidente do PSD, Rui Rio, foi prestada homenagem aos autarcas – Presidentes das Câmaras e das Juntas de Freguesia – que cessaram funções no último mandato autárquico. Foram também homenageadas duas personalidades cuja vida é indissociável do Poder Local Democrático: Armando Vieira e Virgínia Estorninho.

 

Mais fotos do congresso em: https://www.psd.pt/node/8978?photoset=72157720208513926&gp=0