9º Congresso ASD - Nota à Comunicação Social

Autarcas do PSD elegem novos órgãos amanhã, em Congresso

A reunião decorrerá em Barcelos e contará com a presença de Rui Rio no encerramento

Durante a tarde de amanhã os Autarcas Social Democratas estarão reunidos em congresso, o nono da estrutura que representa todos os autarcas eleitos pelo PSD. Com início agendado para as 14h30 e sessão de encerramento às 18 horas, o programa inclui uma homenagem a autarcas, a apresentação de Moções sobre temas pertinentes para o desenvolvimento local e a eleição dos novos órgãos para o mandato 2021-2025.

O evento, que contará com a presença de mais de três centenas de pessoas, decorrerá no cumprimento das regras definidas pelo Ministério da Saúde e tem a participação de autarcas de todo o país.

Barcelos foi a localidade escolhida para o Congresso, um ato simbólico pela reconquista da Câmara Municipal

O início dos trabalhos está agendado para as 14h30 e após a sessão de abertura haverá a apresentação das Moções, incluindo a de Estratégia Global, cujo primeiro subscritor é o atual Presidente dos ASD, Hélder Sousa e Silva, e suporta a única candidatura apresentada para os novos órgãos nacionais.

Há também a apresentação de outras moções temáticas, uma sobre Smart Cities -“Mais dados, melhores decisões” –  e outras moções temáticas sobre dois temas centrais no congresso:

  • Moção Temática “Compromisso dos autarcas para a erradicação da pobreza” cujo primeiro subscritor, a quem caberá a apresentação, é Pedro Pimpão, recentemente eleito Presidente da Câmara Municipal de Pombal, e será defendida pelo Padre Jardim Moreira, presidente de Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal;
  • Moção Temática “Autarcas e sustentabilidade – cumprir os ODS em 2030 rumo ao carbono zero em 2050”, cujo primeiro subscritor, a quem cabe a apresentação, é Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Esposende e será defendida por Jorge Moreira da Silva.

Seguem-se as votações das moções e a sessão de encerramento a cargo do Presidente do PSD, Rui Rio, que inclui uma homenagem a Autarcas e a evocação da memória de Francisco Sá Carneiro, que morreu a 4 de dezembro de 1980, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores na Praça Francisco Sá Carneiro, em Barcelos.